#

A primeira conquista de 2021 é dos estagiários da Jupiter

Por dario.andrade em

O começo de cada ano é uma oportunidade para renovar as esperanças no futuro, celebrar as conquistas do passado e corrigir o que for preciso para melhorar o presente. Do ponto de vista profissional, nada é mais simbólico dessa ocasião do que comemorar a promoção de estagiários para o cargo que almejavam alcançar quando iniciaram a sua trajetória dentro de uma empresa. E foi exatamente isso que a Jupiter fez no dia 31 de Janeiro, com 14 jovens talentos.

Com idades que variam dos 22 aos 31 anos, os novos Desenvolvedores da nossa Fábrica de Software são angolanos e formados em universidades de Luanda. Eles foram selecionados entre 70 candidaturas espontâneas recebidas pela empresa e passaram por três semanas de entrevistas e testes práticos. O desafio de verdade, porém, começou após a contratação.

Tutelados pelo Líder Técnico Dario Andrade, durante oito meses, os jovens tiveram uma formação intensiva, dividida em três eixos: Tecnologia, para que ficassem a conhecer as ferramentas e frameworks que a Jupiter utiliza para desenvolver softwares e sistemas; Processos, para que passassem dominar a forma de documentar as suas actividades; e Desenvolvimento Pessoal, para que, além de bons técnicos, evoluíssem também como cidadãos.

Para além do grande volume de teoria e prática, um fator tornaria o processo ainda mais desafiador: a pandemia da Covid-19, que obrigou que todos trabalhassem remotamente. “Gerir os estagiários em um momento como esse foi ter que reaprender a conviver, improvisar e lidar com as dificuldades que a falta de contacto pessoal gera”, relembra Andrade.

Para celebrar a promoção para o cargo de Desenvolvedor, os 14 profissionais receberam ontem das mãos da Directoria um certificado que comprova não apenas a sua excelência técnica, mas também que são possuidores do empenho, do comprometimento e do espírito de equipa que a Jupiter busca em todos os profissionais que contrata.